Adicionar benefícios que não impactem financeiramente o negócio, como um cartão fidelidade que dá desconto após um número determinado de compras ou um brinde, é uma forma de manter a preferência do cliente pela empresa.A pandemia impactou financeiramente muitas empresas.
Algumas empresas fecharam, outras interromperam sua atividades temporariamente e outras estão funcionando, mas com problemas no fluxo de caixa.
O serviço de proteção ao crédito aponta algumas ações que podem ser executadas por Pequenas e Médias empresas no curto prazo e fornecer recursos importantes para minimizar os impactos no fluxo de caixa e manter os compromissos financeiros em dia. Confira:
- Fluxo de caixa como aliado⠀
Problemas de fluxo de caixa impactam mais rapidamente as MPEs, que costumam usar a receita gerada mês a mês para o pagamento de salários e fornecedores.⠀
O caminho é adequar a política de crédito à nova realidade (ainda que temporariamente), reavaliando limites, prazos e condições.
- Pense diferente e crie oportunidades ⠀
A queda na receita pode ser amenizada com a adequação à demanda, com promoções e redução dos estoques.⠀
Outra ação é usar a tecnologia na aliada, utilizando por exemplo, as redes sociais para divulgar o negócio na região.
- Crie novas estratégias para continuar a vender⠀
Adicionar benefícios que não impactem financeiramente o negócio, como um cartão fidelidade que dá desconto após um número determinado de compras ou um brinde, é uma forma de manter a preferência do cliente pela empresa.⠀
É possível também agrupar produtos ou serviços, fornecendo pacotes mensais ou combinando itens para incentivar a aquisição de produtos e serviços.⠀